Site em Construção !!!

Migrando Computadores entre Domínios Active Directory

12/01/2011 21:17

Necessidade

Migrar contas de usuários/computadores entre dois domínios sem a necessidade de reconfigurar os perfis/outlook/impressoras.

Cenário:

Sistema Operacional Windows 2003 Server Standard com Active Directory, DNS e DHCP.

Sistema Operacional Host que pode ser migrado: Windows XP, Vista e Seven. 

Domínio antigo: tabajara.local

Domínio novo: clone.local

 

1º - Para a migração será usado o programa User Profile Wizard 3.0 que pode ser baixado em https://www.forensit.com/downloads.html

2º - Após o download faça logon no computador a ser migrado de domínio e execute o User Profile Wizard 3.0 e clique em Avançar. 

 

 

3º - Deixei selecionado a primeira opção (Local Computer) e clique em Avançar, caso a necessidade seja migrar um computador remoto escolha a segunda opção (Another Computer).

 

4º - A próxima tela traz o nome do domínio atual que o computador está inserido, que no nosso exemplo é TABAJARA.

 

5º - Na opção Enter the Domain entre com o nome do novo domínio no nosso exemplo é CLONE.LOCAL, na opção Enter the account name insira o nome da conta do usuário que usa o computador, caso não exista entre com o nome da conta do Administrador e clique em Avançar, é necessário que seja inserido o nome de uma conta de usuário para poder proesseguir.

 

6º - Na próxima tela deve ser escolhido a conta a ser migrada do domínio antigo TABAJARA.LOCAL para o domínio CLONE.LOCAL, no nosso exemplo será a conta do usuário jose.silva, selecione a conta desejada e clique em Avançar. Obs: A conta a ser migrada deve existir no domínio novo, a migração de contas entre domínios pode ser lida em https://hrapytor.webnode.com.br/news/exporta-e-importar-usuarios-de-um-dominio-active-directory-windows-20031/. 

 

7º - Nessa tela é solicitado as credenciais usuário e senha de uma conta com direitos administrativos no domínio CLONE.LOCAL.

 

8º - Agora é só aguardar o término do processo, dependendo da performance do computador a ser migrado + ou - uns 10 minutos. Quando aparecer escrito Migration Complete!, a migração já está pronta. Clique em Avançar.

 

9º - Após clicar e avançar a tela abaixo é exibida dizendo que a migração foi concluída com êxito.

Quando clicar em concluir será exibido a tela abaixo.

Caso tenha que ser migrado outra conta de usuário que usa este mesmo computador clique em Cancelar repita os passos anteriores, se não clique em OK para reiniciar o computador e concluir a migração.

Na tela abaixo podemos ver o computador no domínio CLONE e a conta do usuário jose.silva 100% funcional no domínio CLONE.

 

Conclusão

Com este passo a passo migramos um computador de um domínio para outro sem a necessidade de ter que reconfigurar o perfil do usuário jose.silva no domínio novo.

Obs: Este procedimento de migração não migra senhas salvas em programas como Microsoft Outlook, Windows Live Messenger, e etc.

 

É isso ai galera, espero contribuir a muitos admins para evitar todo o trabalho de configurar perfil a perfil na mão. 

Até o próximo.

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.